O calendário escolar 2024-2025 foi publicado através do Despacho n.º 8368/2024 – Diário da República n.º 143/2024, Série II de 2024-07-25
ORGANIZAÇÃO SEMESTRAL DO CALENDÁRIO ESCOLAR
2 0 2 4 | 2 0 2 5
FUNDAMENTOS
O Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
COMO ESTÁ ORGANIZADO O ANO ESCOLAR?
O ano escolar é organizado em 2 semestres.
Existem momentos de avaliação formal:
· Sumativa (quantitativa): o primeiro a meio do ano letivo e o segundo no final do ano letivo.
· Avaliação intercalar (qualitativa): a meio de cada um dos 2 semestres.
Em cada um dos momentos de avaliação (sumativa e intercalar) haverá lugar a informação aos Encarregados de Educação sobre o desempenho dos alunos.
Ao longo do ano letivo há informação regular aos alunos e às famílias sobre os resultados obtidos, de acordo com a aplicação dos vários instrumentos de avaliação (apresentações, testes, trabalhos, etc) e de acordo com os Critérios de Avaliação predefinidos.
Avaliação Intercalar: (novembro e abril) –cada professor informa o DT sobre a avaliação qualitativa obtida na sua disciplina.
Na Avaliação Intercalar de novembro (1 dia) há paragem das atividades letivas.
Na Avaliação Intercalar de abril (2 dias) há atividades escolares de caráter formativo, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação.
Avaliação Sumativa:
-1º momento na mudança do primeiro para o segundo semestre – 5 dias em janeiro – há paragem das atividades letivas;
-2º momento no final do término oficial do ano letivo para cada ano de escolaridade (junho/julho).
No período do Natal/Fim de Ano, do Carnaval e da Páscoa há paragem de atividades letivas de acordo com o calendário que a seguir se apresenta.
PORQUÊ A ORGANIZAÇÃO EM SEMESTRES?
Para potenciar a diversidade de práticas pedagógicas e maior avaliação formativa das aprendizagens.
Para desenvolver ainda mais o trabalho interdisciplinar, baseado em metodologias ativas, práticas pedagógicas e cenários de aprendizagem diversos conducentes à aquisição de conhecimentos e ferramentas para o futuro.
Para distribuir de forma mais equilibrada os períodos letivos e de pausa letiva.
Para reduzir burocracia desnecessária e que não acrescenta valor ao processo educativo, à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de competências.
ANO |
MESES |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
Nº de dias |
||
9º, 11º e 12º ano |
5º ao 8º e 10º ano |
Pré-escolar e 1º ciclo |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2024 |
SETEMBRO |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
|
|
13 |
||
OUTUBRO |
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
|
23 |
|||
NOVEMBRO |
|
|
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
19 |
|||
DEZEMBRO |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
|
|
|
15 |
|||
2025 |
JANEIRO |
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
15 |
||
|
85 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FEVEREIRO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
20 |
|||
MARÇO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
|
|
|
|
18 |
|||
ABRIL |
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
12 |
|||
MAIO |
|
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
21 |
|||
JUNHO |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
|
|
5 |
9 |
18 |
|
|
76 |
80 |
89 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
JULHO |
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
|
--- |
--- |
--- |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
161 |
165 |
174 |
LEGENDA
|
Atividades letivas 1º semestre |
|
Atividades letivas 2º semestre |
|
-Termo do 1º semestre: interrupção das atividades letivas
-Reuniões de Conselhos de Turma (avaliação sumativa) |
|
Avaliação Intercalar |
|
Atividades escolares de caráter formativo, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação |
|
Feriado Municipal |
|
Feriado Nacional |
|
Interrupção das atividades letivas |
|
Fim das atividades letivas 9º, 11º e 12º anos |
|
Fim das atividades letivas do 5º ao 8º e 10º anos |
|
Fim das atividades letivas Pré escolar e 1º ciclo |
Referências:
Costa, Estela (2020). Estudo sobre a organização do Calendário Escolar. In: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/estudo_de_avaliacao_da_reorganizacao/do_calendario_escolar.pdf
DGE- Organização Semestral do Calendário Escolar. In: https//youtube.com/watch?v=bs8eWve7drk
FCEUP – Que organização do calendário escolar? A semestralidade e a organização do trabalho pedagógico. In: https://www.youtube.com/watch?v=LIFPs288Fsg
Plano Escola 21|23. In: https://escolamais.dge.mec.pt/acoues-especificas/128-calendario-escolar