Translate

domingo, fevereiro 16, 2025

Um pouco de história...

Normal 0 21 false false false PT X-NONE AR-SA MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";}

O Agrupamento de Escolas de Santo André, localizado na freguesia de Santo André, no concelho do Barreiro, foi constituído a 26 de abril de 2013. Este agrupamento juntou, ao já existente Agrupamento de escolas da Quinta da Lomba, constituído em 2007, a Escola Secundária de Santo André.

O Agrupamento ficou assim composto pelas seguintes escolas:

  •  Jardim de Infância Bairro 25 de Abril;
  • Escola Básica da Telha Nova;
  • Escola Básica da Quinta da Lomba;
  • Escola Secundária de Santo André (Sede do Agrupamento).

O logotipo do Agrupamento foi escolhido pela comunidade educativa, entre as várias propostas apresentadas pelos alunos da área das Artes. O logotipo escolhido representa a fusão dos logotipos da Escola Secundária de Santo André e da EB2/3 de Quinta da Lomba.

As escolas do agrupamento possuem, na sua generalidade, instalações razoáveis e bem cuidadas, onde todos colaboram para a promoção de um ambiente positivo, agradável e potenciador de boas práticas educativas. As Associações de Pais fundiram-se e estão a reorganizar o seu funcionamento.

O agrupamento acolhe, fundamentalmente, alunos residentes na freguesia e, em menor número, estudantes provenientes das zonas limítrofes. Ao longo dos últimos anos, têm-se registado, pontualmente casos de alunos oriundos de outros países, como os PALOP, Brasil, China, Moldávia e Ucrânia. Parece verificar-se que, mais do que as diferenças étnicas e linguísticas, são as diferenças de estatuto socioeconómico e cultural que ditam as principais dificuldades de integração de alguns destes alunos. No entanto, tal não impede que a maior parte deles tenha um percurso escolar de sucesso.